PF e CGU investigam faculdade de Rio Verde por suposta fraude para receber recursos do Fies


Ao todo, 20 faculdades são investigadas no Brasil. Envolvidos cadastravam informações falsas no sistema para que instituições que não cumpriam os critérios pudesse participar da recompra de títulos. Sede da Polícia Federal em Goiânia, Goiás
Danielle Oliveira/g1
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam uma faculdade de Rio Verde, no sudoeste goiano, por suposta fraude para receber recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a corporação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Como o nome da instituição não foi divulgado, o g1 não localizou a defesa para que se posicionasse.
Conforme a PF, o objetivo da Operação Falsa Tutela é apurar fraudes praticadas entre 2017 e 2021. A corporação explicou que os criminosos faziam recompras indevidas de títulos públicos vindos do Fies.
Ao todo, 20 faculdades são investigadas pelo beneficiamento indevido em setes estados e no Distrito Federal. Foi expedida ordem de bloqueios de bens no valor de R$ 21, 2 milhões.
De acordo com a PF, os envolvidos cadastravam informações falsas no sistema para que instituições que não cumpriam os critérios pudesse participar da recompra de títulos. Além disso, foram identificadas irregularidades para cadastrar estudantes de modo individual.
As informações falsas cadastradas levavam o governo federal a recomprar títulos públicos do Fies que estavam com as instituições, que não possuíam a Certidão Negativa de Débitos ou decisão judicial, que são necessários nesses processos.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Adicionar aos favoritos o Link permanente.