Prefeitura de Teresina anuncia sistema de videomonitoramento em escolas municipais


Segundo o prefeito Dr. Pessoa, botões do pânico também serão implantados nas unidades de ensino da rede municipal. Prefeitura de Teresina anuncia sistema de videomonitoramento em escolas municipais
Lívia Ferreira/g1
A Prefeitura Municipal de Teresina anunciou, nesta quarta-feira (12), que irá instalar um sistema de videomonitoramento e botões do pânico em todas as escolas da rede municipal de ensino da capital. Na reunião, o chefe do Executivo Municipal, Dr. Pessoa assinou a autorização para a contratação de uma empresa voltada para a instalação de equipamentos de segurança.
Conforme o prefeito, mais de R$ 20 milhões devem ser investidos para a implantação de câmeras e botões do pânico nas 321 escolas municipais, incluindo as unidades da zona rural.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Secretário da Semgov, Michel Saldanha, prefeito Dr. Pessoa e secretário da Semec, Nouga Cardoso
foto: Marcelo Cardoso/ SEMCOM
O secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, explicou que o monitoramento das câmeras será realizado 24h, em centrais instaladas no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), localizado na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).
“O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, disse Nouga.
Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO)
Divulgação/Secom
Lei vigente
A ação da Prefeitura de Teresina segue a Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada em novembro de 2022, que obriga todas as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos.
Novos projetos
Um vereador da capital protocolou na sessão desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal de Teresina, Projetos de Lei que tratam sobre a instalação de botões do pânico nos CMEIs e escolas municipais, obrigatoriedade da presença de profissionais de segurança durante o expediente escolar, além da implementação de Políticas Públicas para a segurança nas escolas públicas e privadas.
O Projeto de Lei do parlamentar Evandro Hidd, que obriga a presença de profissionais de segurança no ambiente escolar, deve controlar entradas e saídas das unidades. Os seguranças devem ser qualificados com métodos adequados para agir preventivamente em casos de possíveis ameaças.
O vereador pontuou na sessão que o Projeto de Lei que estabelece as políticas públicas voltadas para a prevenção de violências, em unidades públicas e privadas de ensino da capital, visa minimizar a falta de segurança nas escolas, com realização de diagnóstico da situação de segurança nos locais.
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.